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Pacto pela Alfabetização

Política pública colaborativa para a alfabetização

Como um modelo apartidário de política pública para a alfabetização, o Pacto pela Alfabetização integra as dimensões política, social, gerencial, científica, pedagógica e financeira, todas necessárias para a articulação das múltiplas variáveis envolvidas no desafio de garantir a alfabetização inicial no 1º ano e sua consolidação no 2º ano.

Alinhado às diretrizes nacionais como a LDB*, BNCC** e ao mais recente “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, o Pacto pela Alfabetização tem se mostrado um modelo sustentável, replicável  e escalável para redes públicas de ensino.

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O Instituto Raiar, uma instituição sem fins lucrativos, é a organização estruturante do Pacto pela Alfabetização junto aos municípios, visando que estes atinjam o domínio pleno da  gestão para manutenção do modelo.

*LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional     ** BNCC – Base Nacional Comum Curricular

Nosso propósito

Nosso propósito

Apoiar o desenvolvimento e o avanço escolar das crianças das redes públicas de educação, a partir da alfabetização na idade certa.

Estrutura da parceria

Estrutura da parceria

A implantação do Pacto pela Alfabetização acontece nos municípios por meio da formalização de um acordo de cooperação  entre as prefeituras e o Instituto Raiar, com duração mínima de 3 anos, a partir dos quais a política deve se tornar autossustentável. A parceria tem a seguinte estrutura:

Capta recursos de doadores para implantação do Programa;

Estrutura os processos de mobilização para gestão da mudança;

Assessora os municípios nos processos gerenciais e pedagógicos;

Estrutura o Programa e oferece a solução pedagógica.

Instituto Raiar
Organização estruturante

Promove o engajamento de todos os envolvidos;

Coordena e faz a gestão da  implantação do Pacto e seus eixos  nas escolas;

Acompanha e promove resultados.

Município
Secretaria de Educação

Crianças alfabetizadas

O recurso captado dos doadores é destinado exclusivamente à atividade-fim, ou seja: a implantação do Programa nos municípios. Nenhum recurso dos doadores é alocado à atividade-meio do Instituto Raiar.

O Instituto Raiar não repassa recursos diretamente aos municípios. A implementação do programa é viabilizada por meio da contratação direta de parceiros e fornecedores, incluindo gráficas para a impressão de materiais e consultores técnicos que apoiam a execução do programa nos municípios.

Estratégias

Estratégias

Para promover a alfabetização na idade certa, o Pacto pela Alfabetização está ancorado em um protocolo, que inclui todas as turmas de educação infantil II, de 1º e de 2º ano, considerando objetivos específicos para cada ciclo de aprendizagem e priorizando que a alfabetização aconteça no 1º ano.

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Desenvolver os
pré-requisitos para a alfabetização

Educação infantil II

(5 a 6 anos)

Alfabetizar e desenvolver as habilidades de matemática

1º ano

(6 a 7 anos)

Consolidar a alfabetização e desenvolver as habilidades de matemática

2º ano

(7 a 8 anos)

Eixos de atuação

Eixos de atuação

Para viabilizar a execução das estratégias propostas, o modelo de implantação do Pacto pela Alfabetização está ancorado em 3 grandes eixos, que se complementam e interconectam, e que norteiam todas as ações realizadas nos municípios:

Mobilização Social

O Pacto pela Alfabetização possui um protocolo de ações articuladas de relacionamento com os diversos agentes envolvidos, visando ampliar a consciência sobre a gravidade do contexto e sobre a importância da alfabetização para o futuro das crianças. Isso desperta uma visão coletiva de que elas devem ter garantido o direito de aprender a ler e escrever na idade certa.

Estruturação do ensino

Gestão pedagógica e monitoramento

Mobilização social

Gestão pedagógica e monitoramento

O modelo de gestão do Pacto pela Alfabetização oferece às secretarias de educação processos estruturados e consultoria técnica permanente para gestão da mudança, baseados em indicadores  de resultados. Cada etapa do programa segue um ciclo de planejamento, implantação, avaliação de  resultados e execução de ações corretivas para o alcance das metas de aprendizagem.

Este eixo contempla a implantação de protocolos de gestão, modelagem e formação das equipes  municipais para a gestão do ensino e da aprendizagem, além de processos de monitoramento e  análise de indicadores.

Estruturação de ensino

A estruturação do ensino refere-se à organização sistemática e planejada do processo  educativo para maximizar a aprendizagem  das crianças. É composta de programa de  ensino, propostas pedagógicas, materiais pedagógicos para alunos e de apoio ao professor,  para as disciplinas de língua portuguesa e  matemática e métodos de avaliação e recuperação.

A eficácia do ensino estruturado se destaca  pela sua capacidade de apoiar a prática pedagógica do professor, alinhando: a) proposta pedagógica, b) formação de professores e c) monitoramento da aprendizagem, resultando em um impacto significativo no aprendizado dos alunos.

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Os programas pedagógicos do Pacto foram desenvolvidos pelo Instituto EDUBE e são baseados nas evidências científicas mais atuais. Estes programas foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Raiar.

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